quinta-feira, 1 de maio de 2014

Proforte que é para os fracos !!!

Amigo e amiga, Atleticano e Atleticana, caso você não saiba venho lhe informar que algo está ocorrendo no atual cenário do futebol brasileiro, uma mudança importante que não está recebendo a devida atenção e que após a Copa irá salvar muitos clubes do Brasil. Acompanhe !!! 


Vilson e Assumpção, coxa e Botafogo, dois clubes incapazes de cumprirem com seus compromissos precisam da lei para os fracos !!!
A Comissão Especial do Proforte vai votar nos próximos dias, em Brasília, o texto final do projeto de lei que pretende ser a “Lei de Responsabilidade Fiscal” do esporte.
O texto inicial previa que 90% da dívida dos clubes com a União poderia ser investida no esporte de base, projeto do deputado Vicente Cândido (PT-SP), parlamentar que também é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol.
Agora, o texto que vai a votação é de autoria do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). O texto prevê que 100% da dívida seja quitada em 25 anos, desde que os clubes se adequem à parâmetros de governança e responsabilidade fiscal. Neste ponto, a proposta não encontra oposição por parte dos clubes.
Por outro lado, os substitutivos propostos por Leite também visam uma taxação dos ganhos da CBF e das federações estaduais para um fundo dedicado ao esporte de base, que também será financiado pelos ganhos de uma nova loteria federal, prevista no texto final.
Já nesse ponto, a proposta sofre uma oposição ferrenha de parlamentares ligados à CBF e aos clubes de futebol. Segundo Vicente Cândido, esses pontos são inconstitucionais. Confira as principais propostas que vão à votação.
                                      
RESPONSABILIDADE FISCAL
- Apresentação obrigatória das Certidões Negativas de Débito, que provam que o clube está em dia com a União.
- Pagamentos em dia dos contratos de trabalho
- Proibição da antecipação de receitas
- Limite de 4 anos para mandato, sem reeleição
- Instituição de Comitê de Acompanhamento de Execução das Regras Estabelecidas, formado por clubes, jogadores, patrocinadores, imprensa e Poder Executivo
              
PARCELAMENTO DA DÍVIDA
- Não haverá anistia, nem perdão da dívida
- Unificação dos débitos (conta única)
- Prazo de 25 anos
- Pagamento segundo a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), a 5% ao ano.
- União arrecadará R$ 140 milhões por ano. Total R$ 3,3 bilhões
- 50% em três anos, 50% no restante


FUNDO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA 
- Parceria entre clubes de futebol e escolas
- Financiamento:
- Nova raspadinha LOTEX
- Taxa de 5% sobre vendas de camisas da Seleção Brasileira
- Autorizar apostas esportivas na Caixa Econômica Federal
-  Lei de Incentivo ao Esporte

Fonte: Lance

Pois é meu amigo e minha amiga, aí no "papel" é tudo uma maravilha mas não é bem assim !!! Primeiramente temos de levar em conta quem está por trás, quero dizer, os principais articuladores do Proforte. Além dos "políticos" temos o presidente do coxa, olha só, Vilson Ribeiro e o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção. Ou seja, dois clubes muito interessados na aprovação da atual lei que excluiu, no primeiro momento, a parte relativa as responsabilidades da CBF. É óbvio que a proposta foi retirada para que se aprove o mais rápido possível o texto, para os clubes desesperados não se desesperarem mais !!!
Sendo assim, aprovada a lei, os clubes terão um melzinho na chupeta pelos próximos anos para pagarem suas atuais dívidas. O que poderá pesar é a Responsabilidade Fiscal que os clubes terão de cumprir, assim eu espero, pois hoje a maioria não cumpre nada !!! A questão é o rigor e a aplicação da lei, se rigorosa e aplicada, os clubes terão de dançar para não sofrerem as "punições" !!! Já no caso da CBF, sabemos que a podridão dela também está presente no meio "político", ou seja, atualmente se a lei não agradar a CBF ela não será aprovada !!! Infelizmente ...

Saudações rubro-negras !!! 

Que Deus te abençoe salvando você e sua família !!!

Leonardo Garcia Dias

Twitter do Blog: @BlogMFA !!!

Curtam "O Mundo dos Atleticanos" no Facebook !!!

Participe do Grupo "O Mundo do Futebol e dos Atleticanos" no Facebook !!!

Assistam os vídeos no canal do YouTube !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário