domingo, 2 de março de 2014

Um projeto consistente !!!

Amigos e amigas, Atleticanos e Atleticanas, não é segredo de ninguém que alguns estádios que irão sediar a Copa do Mundo da FIFA apresentaram e apresentam problemas em suas estruturas. Atento aqui para os problemas com a cobertura dos mesmos, recentemente o estádio Beira-Rio e o Mineirão apresentaram esses problemas não contendo as chuvas que sobrevieram suas cidades. É evidente que várias sedes e seus respectivos projetos deram preferência à estética e acabaram deixando de lado a eficiência e proteção dos espectadores.

A Nova Arena da Baixada não apresenta este tipo de problema em sua arquitetura, com estética, beleza e conforto o teto da Nova Arena chega cobrir até mesmo as traves dos gols situados no gramado, isso sem contar ainda com o inovador Teto Retrátil que nos dará uma maior segurança para realização de todos os tipos de evento que ocorrerão na Nova Arena. As telhas de policarbonato são de 16 mm de espessura e foram importadas, já que este material não se fabrica no Brasil, mas a engenharia aplicada na obra é puramente brasileira diferentemente de outros estádios que importaram as "membranas" (cobertura) da Alemanha, sem colocarem no orçamento o custo de manutenção que é altíssimo e a falta de experiência prática do país (Brasil) com isso.

Arena da Baixada
A cobertura da Arena da Baixada cobre mais do que 100% das arquibancadas !!!!
Foto: Studio Gaea/Obras em Fevereiro

Seguindo a linha de busca do Blog MFA, apresento para vocês alguns links nos quais vários problemas com a cobertura foram mencionados, segue os links e os comentários:

No link abaixo a membrana do Beira-Rio é apresentada como o metal do terceiro milênio, acompanhe:


Segundo consta a membrana é de 1 mm e tem duração média de 35 anos, fina e flexível como um cartão de crédito a membrana é apresentada como algo maravilhoso, mas não resistiu a um temporal !!! Acompanhe na sequência:



Pois é, a segunda vice-presidente do Inter, Diana Oliveira, disse à Rádio Gaúcha: os arremates entre membranas merecem um reforço. Choveu muito e acabou abrindo, mas será solucionado. Veja bem !!! Ela disse que choveu muito !!! Mas será que o estádio não deveria suportar isso, segundo consta a membrana é do terceiro milênio !!!

Projeto da cobertura e das novas arquibancadas inferiores do Beira-Rio (Foto: Inter / DVG)

Membrana do terceiro milênio não protege todos os espectadores no estádio Beira-Rio !!!
Arte: Inter/DVG

O Mineirão também apresentou problemas na cobertura recentemente, veja a seguir:



Outra forte chuva e a cobertura não suportou, até a drenagem do gramado ficou devendo !!! Segundo o consórcio Minas Arena tudo estava bem amarrado. O que ocorreu provou o contrário, placas de metal voaram e choveu nas arquibancadas do Mineirão !!!

Montagem Mineirão chuva pedaços cobertura (Foto: Reprodução)
Em pouco mais de um ano após ser entregue o Mineirão apresenta problemas !!!
Fotos: Reprodução

O estádio mais caro da Copa também apresentou vazamento no teto agora no fim de 2013, acompanhe:



O estádio Nacional de Brasília que também sediou a Copa das Confederações tem goteiras, quanto dinheiro a mais precisou ser gasto para sanar o problema ?

O estádio queridinho de Valcke apresentou goteiras !!! E agora Valcke ?
Foto: Internauta/R7

A Fonte Nova em Salvador, adivinha ? Também apresentou sérios problemas na cobertura, acompanhe:




Após 17 dias reparando os estragos, o consórcio responsável pelo estádio disse que as características de impermeabilidade e resistência foram restauradas. Pera aí !!! Mas existe isso ? O correto não seria o problema não ter corrido ?

Segundo o consórcio da Fonte Nova o problema foi ocasionado por erro humano !!! 
Foto: Divulgação/Arena Fonte Nova

Por último chamo atenção para um projeto muito exuberante e na minha humilde opinião meio estúpido. Se trata do estádio das Dunas que sediará jogos da Copa do Mundo, onde mais uma vez colocaram a estética em primeiro lugar e se esqueceram da eficiência. Acompanhe no link abaixo:



Fonte: Estadão

Na cidade onde há a segunda maior média histórica de chuvas entre as sedes da Copa, a Arena da OAS não dá conta de cobrir nem o anel superior do estádio. Algo simplesmente ridículo ao meu ver !!!


Cobertura da Arena das Dunas não protege das chuvas a totalidade dos espectadores !!!
Arte: Estadão

Ou seja, de tudo que foi exposto aqui o que ressaltamos é que entre todas as sedes o projeto mais belo e confortável com eficiência é o da Arena da Baixada. Não digo isso somente por ser torcedor do Clube Atlético Paranaense mas também por analisar todos os outros projetos, inclusive no que tange respeito a segurança, mobilidade, estrutura e localização.  A Nova Arena da Baixada é sem dúvida o melhor estádio que sediará a Copa do Mundo no Brasil. Alguns só irão cair na real após a vinda dos estrangeiros na Copa do Mundo, será aí que os visitantes poderão nos dar os parabéns pela consistência desse projeto.

Saudações rubro-negras !!! 

Que Deus te abençoe, salvando você e sua família !!!

Leonardo Garcia Dias
E-mail: leogardias@atleticoparanaense.com 

Twitter do Blog: @BlogMFA !!! Sigam !!!

Curtam "O Mundo dos Atleticanos" no Facebook !!!

Participe do Grupo "O Mundo do Futebol e dos Atleticanos" no Facebook !!!

Assistam os vídeos no canal do YouTube !!!

6 comentários:

  1. ótimo esclarecimento srn bjos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela pesquisa e pelos esclarecimentos,SRN

    ResponderExcluir
  3. Voces que adoram a criticar a midia marrom, cairam no conto da midia "azul" de Porto Alegre. A cobertura do beira-rio nao estava finalizada quando daquela reportagem sobre a chuva, que voce citou. O beira-rio e arena da baixada tiveram abordagens e custos semelhantes, muito abaixo dos outros estadios, e financiado na maior parte pelo clube e parceria. O projeto do beira-rio tambem nao previa cobrir todas as cadeiras. Simples assim. De certa forma eh um absurdo querer ter estadios completamente cobertos no Brasil. Aqui nos EUA a maioria dos grandes estadios nao sao. E aqui neva em jogo de futebol americano. E mais, antes de criticar os defeitos do outro, entreguem um estadio pronto sem problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marlon, primeiramente obrigado pela leitura !!! Não estamos aqui para agradar ninguém e citamos fatos, tanto do projeto final quanto do projeto sendo erguido !!! Em Curitiba a ARENA da BAIXADA não apresentou o problema que o Beira Rio apresentou, puro fato e não factoide !!! Lembrando que os dois no momento da análise estavam em construção !!! Hoje, a Arena continua em construção por motivos múltiplos inerentes ao Atlético que não compartilharei com você para não encher !!! Abraço !!! SRN

      Excluir