terça-feira, 20 de agosto de 2013

Por um futebol mais honesto !!!

Foto: Werther Santana/Estadão
O técnico do Atlético Paranaense, Vagner Mancini, participou da criação da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF). Mancini e os técnicos Caio Júnior (Vitória) e Dorival Júnior (Vasco da Gama), idealizadores da Federação, serão os vice-presidentes da entidade que será presidida pelo ex-jogador Zé Mario.
Com o objetivo de dar suporte as reivindicações dos problemas que a categoria dos técnicos apresenta, a FBTF quer discutir os aspectos importantes e relevantes para melhorar a profissão, além de capacitar os profissionais através de cursos e palestras.
O Site Oficial conversou com Vagner Mancini sobre a Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol.
Site: Ontem foi o lançamento da FBTF, como será o funcionamento?
Mancini: A Federação foi fundada com o apoio de muita gente, mais de 20 técnicos, entre eles o Luiz Felipe Scolari, treinador da Seleção Brasileira, e nós queremos a partir de agora organizar melhor a profissão. Será feito um projeto de Lei e que será encaminhado ao Congresso. Nós temos alguns deputados federais que estão pensando junto com a Federação e entendendo a real situação, não só do treinador, mas do futebol brasileiro neste momento.
É necessário, e todos eles sabem disso, que o treinador brasileiro também ande junto com toda essa estrutura que está sendo montada. Nós teremos a Copa do Mundo aqui no Brasil e não é possível ter uma rachadura dentro de uma estrutura que está se modernizando.
Site: E qual o próximo passo?
Mancini: O próximo passo é sentar com os políticos em Brasília e ver o que é possível ser feito, sempre pensando na melhoria do futebol em termos gerais.
Site: Você foi um dos idealizadores e é um dos vice-presidentes, como será o seu trabalho?
Mancini: Alguns podem imaginar que os técnicos ficarão viajando, mas não tem nada disso. Acontecerão alguns encontros pontuais. Nós já temos uma estrutura montada dentro da Federação com funcionários que farão o cotidiano. Nós apareceremos quando for necessário fazer algum tipo de reivindicação. Acredito que teremos que fazer reuniões a cada seis meses, mas paralelo a isso terá uma equipe de pessoas encarregadas e fixas que desenvolverão os projetos.
Site: Na parte dos contratos profissionais, como a Federação atuará?
Mancini: Temos alguns pontos para regulamentar melhor a classe dos treinadores, até para que todo técnico tenha um contrato assinado. Não podemos usar como base os treinadores das Séries A, B e C, cuja exigência [de contrato] é maior. Muitos técnicos, mais de 80%, não possuem contratos assinados e por isso queremos que ocorra mais respeito ao profissional.
Site: E a profissionalização dos treinadores, como a Federação se posiciona?
Mancini: Queremos montar cursos para a qualificação dos profissionais que já são técnicos. A pessoa que quiser ser técnico, terá que passar por módulos, assim como a FIFA exige na Europa. Hoje, a FIFA reconhece apenas o curso que é ministrado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas que nem todo mundo tem acesso. Queremos fazer com  que a estrutura para se tornar um técnico de futebol seja respaldada numa série de itens devidos.
Pela valorização dos treinadores de futebol do Brasil, por um futebol mais honesto e por um futuro, quem sabe, espelhado no futebol europeu. Uma das coisas que mais me chateia no futebol brasileiro é a dança das cadeiras, os treinadores daqui além da pressão habitual do cargo têm de se equilibrarem na corda bamba, pois por qualquer motivo, até mesmo aqueles inerentes ao treinador, não está vindo a vitória, é rua !!!
É algo desumano ser treinador no Brasil, ainda não temos a cultura e a visão de pensar a médio e longo prazo. Talvez por isso é que o futebol brasileiro cresce nas receitas e triplica nas dívidas !!! Nos últimos anos só tivemos dois exemplos de treinadores que conseguiram permanecer e por consequência realizar bons trabalhos nos clubes que passaram, Muricy Ramalho no São Paulo, e agora, Tite no Corinthians. Coincidência ? Não, os títulos vem com o tempo, com o amadurecimento da equipe e do clube no cenário do futebol. É muito difícil conquistar algo não planejado, ou que não tenha no mínimo uma base.
Os treinadores no futebol brasileiro de hoje fazem de tudo um pouco, atuam praticamente como um manager. Por isso precisam ser valorizados, não só monetariamente, mas sim respeitados como treinadores. Acredito que aí é que está a chave, no respeito pela função de treinador. Assim como nos também precisamos levar a sério a função de árbitro, bandeira e assistente, mas isso é assunto para outro dia. Espero que essa Federação obtenha sucesso, acima de tudo, o direito e o respeito no cenário do futebol brasileiro, pois enfim, precisamos !!! 
Parabéns ao treinador do Clube Atlético Paranaense, Vagner Mancini !!!

Saudações rubro-negras !!! E que Deus abençoe a todos !!! 

Leonardo Garcia Dias
E-mail: leogardias@atleticoparanaense.com
 


Twitter do blog: @BlogMFA !!! Siga-nos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário