terça-feira, 9 de julho de 2013

Planejamento?

Essa é a pergunta, planejamento? Essa palavra que tanto nos atormenta nos últimos anos, não poderia ser diferente nesse ano de 2013.



Pra começarmos a relembrar, no início do ano o nosso presidente teve a ideia de fazer uma super pré-temporada, pensando em inovar no futebol brasileiro e colocou o super sub-23 pra disputar os dois turnos do paranaense. E olhe só, até certo ponto, deu muito certo, o time "c" do furacão chegou nas finais do ruralzão e surpreendeu, mas por ser um time muito jovem, e sem grande qualidade técnica, ficou com o vice campeonato. Ótimo.



Ainda sobre o sub-23, o Atlético fez diversas contratações para o próprio, pra fazer testes e ver o que serviria para o principal. Do elenco sub-23, apenas Zezinho e Douglas Coutinho conseguiram jogar no principal, enquanto o goleiro Santos vem aparecendo no banco todos os jogos a espera de uma oportunidade. E de tantos contratados e pouco utilizados no próprio sub-23, tiveram jogadores que sequer chegaram e já saíram, casos de Bianor Neto, Deiner Córdoba, Felipinho, entre outros, que muitos de vocês nem ouviram falar. Aí a parte de um projeto falho, que teve muito dinheiro mal gasto.

Dellatorre aguarda a regularização pra estrear.
Ciro (no fundo) não vem sendo utilizado.
Foto: Site oficial do Atlético

Mas no time principal também tivemos contratações este ano, que até hoje não entendemos algumas: Maranhão, Bruno Silva, Carlos Alberto, Ciro, Dráusio, Everton, Fran Mérida, Jonas, Juninho, Léo, Matteus, Pedro Gusmão, Dellatore e Marcelo Palau. Esses dois últimos apenas aguardam a sua aparição no B.I.D para poder estrear. 

Ciro: É um caso, pela foto podemos ver que ele está treinando, mas nem no banco aparece.

Maranhão: Veio para o elenco principal, já foi "rebaixado" para o sub-23. 

Carlos Alberto, Matteus, Dráusio e Pedro Gusmão: São contratações recentes, e no banco não aparecem também, então me diz, pra que contratar, se não vai usar? Ou não serve pra jogar no Atlético?

Fran Mérida: É o caso mais espetacular do atual elenco do furacão, veio pra jogar ou pra fazer marketing? Apareceu algumas vezes no banco no Brasileirão, e na Copa do Brasil entrou em dois jogos, pouco para mostrar, agora me diga, um cara que aprendeu a jogar bola na melhor base do mundo (La Masia do Barcelona), jogou em times como Arsenal e Atlético de Madrid, não consegue ser titular do Atlético, sendo que até o Zezinho estando no mesmo elenco consegue? Muitas perguntas...

Bruno Silva, Everton, Léo e Jonas: Esses vieram e apareceram pra jogar, os 3 primeiros citados, parece que vieram para serem titulares, o Bruno aproveitou a chance, já que o Deivid está machucado, e mostrou qualidade, Everton e Léo são dois dos principais jogadores do Atlético e pensar que não são jogadores que pertencem ao Atlético já da medo, pertencem ao Tigres do México e ao Vitória da Bahia respectivamente. E por último o Jonas, que a torcida conhece muito bem pois era jogador do nosso rival e já mostrou porque jogava lá, muito fraco.




Mas aí começou a Copa do Brasil e o Brasileirão, tanto priorizado pela presidência do Atlético, muito se foi treinado nesse tempo, a estreia da equipe considerada "principal" foi na Copa do Brasil contra o Brasil de Pelotas, o time passou sem grandes dificuldades. Ali, já deu pra sentir que o time estava sem ritmo de jogo, apesar de ter feito muitos jogos-treinos pelo Brasil afora. Mas fomos levando, ainda antes de começar o Brasileirão, o time conseguiu uma goleada de 6x2 em cima do América-RN, e isso encheu os torcedores de esperança, mostrando que a equipe estava com a pontaria certa e apenas alguns ajustes na zaga resolveriam.

Logo depois já começou o Brasileirão, o Atlético mostrou um time com movimentação boa, um estilo de jogo que não se via nos últimos anos, dando mais esperança aos torcedores, mas perdeu jogos, não conseguiu as vitórias e após seis rodadas, só conseguiu 6 pontos e é o vice-lanterna da competição, obrigando a diretoria a demitir o técnico Ricardo Drubscky. O técnico chegou no CAP com o seu estilo mineiro, comendo quietinho, conseguiu o acesso à Série A. Mas com o intuito de compactar a equipe e não deixar o adversário jogar, ele usou um sistema de defesa muito falho, que fez o Atlético levar muitos gols e estar na situação que está.



Eu como torcedor, não tenho rancor algum do Ricardo, é uma grande pessoa. Como técnico teve falhas, uma delas é esse sistema defensivo, também tiveram algumas escolhas na hora de substituir muito questionadas por boa parte da torcida. Mas espero que tome o seu rumo e boa sorte na carreira.

Agora, depois de todo esse projeto que o nosso presidente Mario Celso Petraglia idealizou ter sido praticamente jogado no lixo, vamos ter que nos reerguer no campeonato, o que estamos acostumados a fazer. Acho que a demissão veio na hora errada, mas como não sou eu quem mando, sou apenas um palpitador, vamos acatar a ordem dele e torcer pra que não faça cagada na hora de contratar um novo técnico, que venha um técnico experiente.

Ficam as perguntas finais: Será que o time está sem ritmo ou é ruim mesmo? Será que se o time principal começasse a jogar no segundo turno do paranaense, hoje a história seria outra? Será que se o sub-23 do Atlético não tivesse tantos jogadores, o dinheiro gasto com eles, seria gasto mesmo em contratações para a equipe principal, ou em um novo técnico decente? Muitas perguntas, sem respostas, por quê? PLANEJAMENTO!

SRN e fiquem com Deus!

Felipe Alexandre Grego
Twitter: @Felipinho_Grego
Twitter do blog: @BlogMFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário