sábado, 15 de junho de 2013

Tem coisa errada aí !!!

Vamos fazer uma análise: vejamos os custos de contratação dos últimos anos no Atlético !!!
 
 
 Acredito que quando não fazemos nada além do nosso dever ou da nossa parte não devemos nos vangloriar, muito menos apontar o dedo para os outros. Pois bem, em 2009 gastamos 2,1 milhões de reais em contratações, no ano em que lutamos para não cair e trouxemos o Paulo Baier, ano da gestão de Marcos Malucelli, hoje, ainda, tão lembrado por Petraglia.
 
Em 2010, ano da melhor campanha dos últimos anos, chegamos ao quinto lugar no Brasileirão ficando a três pontinhos da Libertadores e gastamos 3,8 milhões de reais na gestão Malucelli. Já no último ano da gestão Malucelli, gastamos 4,7 millhões de reais e caímos pra segunda divisão do futebol brasileiro.
 
No primeiro ano da gestão do Petraglia, na segunda divisão, gastamos 7,3 milhões de reais em contratações. Essa análise é do grande consultor esportivo Amir Sommoggi, não é minha !!! Eu percebi, vocês perceberam ? Na segunda divisão, como que você gasta mais do que na primeira ? Houve um disparate aí !!! Talvez seja porque ano passado na hora que a corda estava no pescoço resolveram investir. Mas em 2010 também foi assim e naquele ano fizemos uma bela campanha de recuperação na série A do futebol brasileiro.
 
Como que me investem 7,3 milhões e não conseguem ganhar o título da série B ? Eu respondo, mau investimento !!! E nesse caso foi o tempo que foi o fator preponderante para a minha análise do dinheiro mau investido. Tempo esse que a Diretoria este ano perdeu de novo !!! O bom investimento é aquele que, também, é realizado num período de tempo propício, diria, certo. No futebol brasileiro esse período é o fim de uma temporada. Por quê ? Porque no fim da temporada, lá pelos últimos três meses, é que os grandes valores do próximo ano são negociados e comprados. 
 
Exemplo: o jogador A vem fazendo uma excelente série B pelo clube C, é aí que nos últimos meses do ano a Diretoria de um clube grande deve realizar a sondagem e início de negociação, assim se antecipando a outros clubes para não chegar ao famoso leilão. No Brasil, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro o mercado do futebol inflaciona, pois a procura por jogadores aumenta. É óbvio isso !!!
 
Só que no Atlético, entra ano e sai ano, entra Diretoria e sai Diretoria, continuam os mesmos erros. O dinheiro é mau investido e somente no meio da temporada é que os dirigentes vão se coçar para resolver a situação. É óbvio que com isso vão gastar mais !!! Agora, 7,3 milhões é demais !!!
 
Tem de se notar também que o valor investido nas categorias de base subiu, de 2,8 milhões no último ano da antiga gestão para 4,2 milhões no início da atual. Hoje, não sei dizer se esses 4, 2 milhões foram bem investidos. Devemos lembrar que para "revelar" os jogadores da base o Clube colocou os caras para jogarem o Paranaense, ou seja, mesmo com o investimento os caras tiveram de jogar o campeonato principal para serem pinçados. 
 
Devemos reconhecer que o nosso maior rival investiu praticamente a mesma quantia nos últimos anos, em contratações, obtendo um resultado muito melhor. Por outro lado, investiram bastante nas categorias de base e até agora não obtiveram retorno.
É difícil uma promessa vingar ou até jogar no elenco principal do coxa. Mesmo assim, obtiveram melhores campanhas se comparado com as nossas. Confiram !!!
 
Diretoria Atleticana, acordem !!! Se mexam, precisamos de bons investimentos e não de apelos !!!
 
Saudações rubro-negras !!! E que Deus abençoe a todos !!! 

Leonardo Garcia Dias
E-mail: leogardias@atleticoparanaense.com
 


Twitter do blog: @BlogMFA !!! Siga-nos !!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário