quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pioneirismo, uma marca do Clube Atlético Paranaense !!!

Imagem: Site Oficial do CAP
 
Um time de guerreiros, o time de um povo, guerreiros meninos. Esse é o SUPER-23 do Clube Atlético Paranaense, projeto iniciado no começo de 2012, quando o presidente Mario Celso Petraglia retornou ao clube e consequentemente retomou a profissionalização no futebol, e consolidado em 2013.

Com o objetivo de realizar uma transição mais efetiva dos jogadores das Categorias de Formação do CAP para a Categoria Profissional, o Sub-23 foi criado de forma pioneira no Brasil, usando todos aparatos técnicos, táticos e tecnológicos para a evolução dos atletas.
 
 No dia 20 de janeiro, com um time totalmente formado no CT do Caju, o Furacão estreou no Campeonato Paranaense com sua equipe Sub-23 com o objetivo de finalizar de forma efetiva a transição atleticana. "Criamos o Sub-23 porque entendemos que um menino de 18 anos tem que estar melhor preparado do que estaria há 20, 30 anos atrás, passando por um período de transição adequada", disse o presidente Petraglia, em entrevista transmitida ao vivo pela TV CAP com perguntas dos sócios atleticanos.

 A equipe Sub-23 do CAP iniciou o Paranaense com um empate em casa com Rio Branco. Conseguiu a primeira vitória apenas na quinta rodada e terminou o primeiro turno com 14 pontos, conquistados em três vitórias, cinco empates e três derrotas. Um aproveitamento de 42,4%.

O aproveitamento do turno não foi o esperado e, na última rodada, os jogadores colocaram uma meta: ser Campeão do Segundo Turno. Com uma vitória por 3 a 0 sobre o Operário na última rodada do Primeiro Turno, o Sub-23 iniciou uma caminhada de 11 jogos sem perder, conquistando oito vitórias e se transformando no Super-23, caindo nas graças da torcida rubro-negra, que, reconhecendo a dedicação do time, transformou o refrão "1,2,3, é Sub-23" em um dos gritos mais entoados nos estádios.

 O título do Campeonato Paranaense não veio, mas a grande marca que os garotos do Sub-23 deixaram jamais será esquecida. Com uma média de 20,6 anos, os jogadores chegaram a final da competição, mostraram suas qualidades e criaram uma família dentro do CT do Caju.

Da primeira partida até a final do Estadual, foram mais 23 jogos, onde o CAP venceu  11 vezes, empatou sete e perdeu cinco. Foram 33 jogadores utilizados nesta edição do campeonato. “É um orgulho trabalhar com este grupo. Fico feliz pela união e amizade de todos. Esse grupo vai ficar na história do Atlético Paranaense”, declarou o volante Hernani, de 19 anos.
 
Além da transição efetiva, o técnico Arthur Bernardes destacou o lado pessoal de seu grupo. "Fica a marca registrada do trabalho. A diretoria bancou esta ideia. O presidente nos deu o suporte suficiente e se não fosse a audácia dele não teríamos chegado até aqui. Um grupo com uma qualidade excelente, não só como atleta, mas também como pessoas".

O Sub-23 em números:

1º turno – 5ª colocação – 42,4% de aproveitamento

11 jogos – 14 pontos – 3 vitórias – 5 empates – 3 derrotas – 13 gols pró – 11 gols sofridos

2º turno – 1ª colocação – 78,8% de aproveitamento
11 jogos – 26 pontos – 8 vitórias – 2 empates – 1 derrotas – 20 gols pró – 13 gols sofridos
 

Finais:
 
Primeiro jogo:
Atlético Paranaense 2 x 2 Coritiba

Segundo jogo:
Coritiba 3 x 1 Atlético Paranaense

Artilheiro:
Douglas Coutinho - 11 gols

Gols marcados: 36

Gols sofridos: 29

Saldo: 7 gols

Jogadores utilizados: 33
 25 atletas das Categorias de Formação: 75% da equipe

Média de idade: 20,6 anos
 
Fonte: Site Oficial do CAP
 
Uma coisa é certa esses meninos deixaram uma lição ao mundo do futebol, jogaram o campeonato na bola !!! Diferente de certos jogadores adversários que mereciam ser expulsos mas não foram. Os meninos jogaram futebol !!!!
 
Parabéns Sub-23 !!! Parabéns garotos !!! 
 
Vocês mostraram que aqui no futebol do Paraná, vocês são mais dignos do que "certos" jogadores !!!
 
Vocês são os verdadeiros homens !!! Humildade, educação e respeito !!!
 
Veja também: Valeu rapaziada !!!

Saudações rubro-negras !!! E que Deus abençoe a todos !!! 

Leonardo Garcia Dias
E-mail: leogardias@atleticoparanaense.com

Twitter do blog: @BlogMFA !!! Siga-nos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário