sábado, 13 de abril de 2013

A tática e o estilo de Bernardes !!!

 
A coluna Futebol de Botão, da Gazeta do Povo, trouxe hoje uma análise tática que Arthur Bernardes adotou pro sub-23. Não sabemos se ela é definitiva, visto que Arthur, ainda, parece não ter encontrado um estilo e uma formação ideal pros garotos.
 
Quando indaguei Arthur Bernardes sobre o estilo de jogo, ele me disse, em entrevista que você pode conferir clicando aqui, que os times comandos por ele sempre foram times muito ofensivos, jogando com a bola sempre na direção mais curta para o gol adversário, ou seja, filosofia de poucos toques na bola para chegar ao gol. Disse também que o time tem de jogar compacto quando se defende, isso é mais que evidente que o sub-23 vem fazendo.
 
No último jogo do sub-23, Edigar Junio é que voltou para buscar e criar as jogadas, a análise tática da Gazeta do Povo apesar de verdadeira na teoria não foi a que se concertizou na prática. Na imagem, Hernani deveria estar mais avançado pela ponta, já Zezinho ficou na sua posição. Zezinho é lento e não cria as jogadas, só sabe ficar enrolando no meio !!! Edigar Junio assumiu no jogo a posição de Zezinho na imagem, com muita mobilidade. Douglas Coutinho caiu pelos dois lados e Crislan de vez em quando aparecia para buscar jogo,  ele é o centroavante de Arthur.
 
De resto a imagem está correta, os laterais são fixos numa linha de quatro e raramente sobem para cruzar uma bola. O time as vezes parece que está pressionado, literalmente, fica na faixa intermediária e suprime tanto a defesa quanto o ataque. Pelo que entendi, o objetivo é se distanciar da linha da grande área do goleiro Santos e povoar o meio para na recuperação de bola sair com velocidade. Arthur me disse que uma marcação pressão é díficil de acontecer/manter na partida, por isso é que ele puxa os atacantes todos para trás quando está se defendo.
 
Olha !!! Isso é bobagem, os atletas ficam todos emaranhados no meio de campo e o Atlético vive tomando bola nas costas. É muito fácil vencer esse time, é so ter inteligência !!! Se você tiver um bom meia que saiba lançar a bola pros atacantes de flanco vai pegar a defesa do sub-23 totalmente desprevinida. Outra maneira é fazer triangulações lateralizadas, pois a defesa joga em linha e joga mal, um jogador rápido fica cara a cara com o goleiro.
 
Se eu fosse técnico do sub-23, de duas uma: ou jogamos do meio pra frente abafando o jogo do adversário, ou nos fechamos atrás para dar o bote. O que Arhur está fazendo é uma armadilha, que até agora funcionou para o Atlético, e se não funcionar ? Perdemos a partida ?!! Deixar o time no meio, nem pra lá nem pra cá, é a tática ? Se for, não funcionará a médio e longo prazo.
 
Acorda Arthur !!! Com duas mudanças de peças, três correções na tática de jogo e o estilo bem definido na cabeça da gurizada, ganhamos este campeonato !!! Não tenho dúvida !!!

Você tem Arthur ?

Saudações rubro-negras !!! E que Deus abençoe a todos !!! 

Leonardo Garcia Dias
E-mail: leogardias@atleticoparanaense.com

Twitter do blog: @BlogMFA !!! Siga-nos !!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário